Segunda-feira, 30 de Novembro de 2009
ARSGAMES 09_MADRID ME MATOU!



A viagem a Madrid correu bastante bem e, curiosamente, fiquei com vontade de lá voltar brevemente mas com tempo para divagar. Madrid recordou-me imenso Paris, nem sei bem porquê, se calhar porque estou a precisar de ir a Paris, onde vivi um ano há quase vinte anos... puro saudosismo e crise de meia idade? Cheguei à noite à capital espanhola e fiquei instalada na Puerta de Toledo, uma praça bem perto de
La Casa Encendida, onde tinha que ir no dia seguinte falar. A estada foi muito, muito curta. No dia 20 de Novembro consegui fazer o programa completo do
ARSGAMES 09 mas sábado já estava de partida. Vi o vídeo (machinima) do colectivo
Les Riches Douaniers: ”Sonate pour la desesperance d’un petit heros”. Dei a minha conferência. Ouvi a conferência de
Moisés Mañas da Univesidade Politécnica de Valencia, investigador no
Laboratório Luz que funciona desde 1990. Uma apresentação interessante centrada nas instalações do laboratório de cariz interdisciplinar, uma raridade, segundo compreendi depois, em conversa com o autor, tanto em Portugal como em Espanha. Seguiu-se a mesa redonda com participação de José Luis de Vincente, Flavio Escribano e Javier Candeira, uma interessante mostra de projectos / exposições na área dos
playable media. José Luis de Vicente mostrou o seu trabalho de coordenação no projecto
ARCADIA, um espaço expositivo interactivo no centro de arte
Laboral. Flavio Escribano reflectiu sobre a mostra, "
Over the Game”, que organizou para o espaço Iniciarte. Finalmente, Javier Candeira apresentou “
Estação Futuro”, uma experiência sobre jogos independentes no espaço do
Matadero-Intermediae. No final das apresentações seguimos directamente para os concertos,
dee-sign/
addsensor e Wicked Wanda. Depois de umas "canhas" acompanhadas por umas batatas fritas e torresmos fomos directamente para o hotel. O dia seguinte foi já um dia de viagem e infelizmente não pude assistir à mesa redonda que juntava Andreas Lange, Mathias Fuchs e Daphne Dragona.

La Casa Encendida é um espaço inaugurado em 2003. Lara Sanchez Coteron ofereceu-me o catálogo da exposição "Try Again" organizada o ano passado neste espaço e que aborda a área dos
playable media e dos jogos. No dia seguinte, voltei para casa com um saco cheio de especialidades espanholas, com a sensação boa de ter voltado de Madrid, como acontecia na minha infância e adolescência, quando Madrid já tinha muito mais a oferecer do que Lisboa. Depois, Lisboa despertou nos anos noventa e as coisas andavam melhor. Agora, parece que voltámos a “meter” a cabeça debaixo da areia. Por todo o lado, por lá, estão iniciativas que reflectem e aprofundam áreas que por cá nem se ouvem falar ou são coisas "nerd”. Os meus agradecimentos a Flavio Escribano pelo convite, acolhimento e viagem.
De
mouseland a 20 de Janeiro de 2010 às 23:00
:wink::wink::wink: xxx mouse
Comentar: