Sábado, 27 de Março de 2010
SONIC ACTS 2010:”THE POETICS OF SPACE”_ALGUMAS NOTAS DAS CONFERÊNCIAS_por Margarida Carvalho
sonicacts.jpg

thepoeticsofspace.jpg

peterwestenbergelizabethsikiaridi_robertwhitman.jpg

Dos flocos de nuvens espreitados pela janela do avião às minúsculas gotículas de chuva vaporizadas no rosto quando saí da porta giratória do aeroporto de Schiphol, em tudo ia lendo índices da minha chegada à bela cidade fluvial, Amesterdão, onde iria acompanhar durante três dias repletos e intensos a décima terceira edição do Festival Sonic Acts, dedicada ao tema The Poetics of Space. Eram cerca de 15H, o céu estava cinzento e os canais serpenteavam o caminho da estrada. Gosto especialmente das primeiras impressões sentidas quando chego a uma cidade, os cheiros, as cores, a luz, os sons, os rostos e, enquanto nos adentrávamos no centro de Amesterdão, o silencioso e veloz ritmo das bicicletas, a texturas das lãs coloridas a proteger os corpos do frio, a beleza da arquitectura e a tranquilidade aquática deixaram-me especialmente optimista e expectante em relação a esta visita.

debalie.jpg

sonicactsflicker.jpg

Fiquei alojada na Prinsengracht, no Hotel Mozart, num quarto minúsculo mas confortável que exprimia bem a filosofia dos meus anfitriões, aparentemente uma pragmática família chinesa, cordial mas pouco efusiva. Logo na esquina, ao virar à esquerda quando saía do hotel, entrava na Leidsekruisstraat e ficava rodeada de gastronomia de todo o mundo, junto de alguns restaurantes bastante simpáticos, e mais uns minutos chegava ao centro cultural De Balie - Centre for Culture and Politics onde iriam decorrer as conferências do Festival. Mais um bocadinho a pé e lá estava o mítico Paradiso no qual, noite após noite, a seguir às conferências, decorriam sessões de projecção e live performance dedicadas sucessivamente aos temas: Deep Spaces, Expanded Space e Acoustic Spaces (na galeria do Sonic Acts no Flicker podem ver-se fotos excelentes destas sessões).

kerckhove_1.jpg

kerckhove.jpg

A abertura (e o fecho) das conferências coube a Derrick de Kerckhove que apresentou a sua comunicação "Beyond Perspective: From the Point of View to the Point of Being". Kerckhove inaugurou o debate sob o signo da percepção multi-sensorial, um dos temas de fundo do Sonic Acts 2010. Segundo Kerckhove, discípulo e colaborador de Marshall McLuhan durante cerca de uma década, o papel da arte no mundo actual é o de nos adaptar psicologicamente ao impacto da tecnologia sendo que hoje a herança da Renascença, nomeadamente a importância dada ao “ponto de vista” na cultura visual ocidental, estão completamente obsoletas porque não nos permitem dar conta da centralidade do corpo e da dimensão táctil na percepção contemporânea. Para Kerckhove, a era da electricidade tem de ser compreendida à luz de uma modalidade sensorial “proprioceptiva” cujo “ponto de existência” remete para o corpo próprio e para a sua pele que absorve as carícias, o choque e o stress físico que advêm da nossa interacção com o mundo. “Electricity is touch”, sendo que o “ponto de existência” é a resposta da electricidade ao “ponto de vista” que emanou da literacia e das suas múltiplas operações de distanciação e abstracção.

exercisesinimmersion.jpg

exercisesinimmersion_1.jpg

Mais tarde, na sessão "Exercises in Immersion", após uma apresentação muito performativa de Naut Humon, que prestou homenagem à sua colaboradora, a recém-falecida Marianne Amacher, e nos deu a conhecer os Recombinant Media Labs fundados por si em 1991, Christopher Salter fez uma excelente apresentação na qual retomou alguns dos temas abordados por Kerckhove, nomeadamente a concepção da percepção como um acto corporal afectivo. “Perception is a performance – an ‘acting out’”.

experiments.jpg

entangled.jpg

Tomando como ponto de partida a investigação sobre a psicologia da percepção e a experiência numa câmara anecóica levada a cabo por Robert Irwin e James Turrell, em colaboração com o psicólogo Edward Wortz, no âmbito do programa Art and Technology (1967-71) (organizado por Maurice Tuchman no Los Angeles County Museum of Art como uma extensão das sinergias geradas a partir dos Experiments in Art and Technology, E.A.T.), Christopher Salter defendeu uma concepção performativa da percepção (“enactive perception”) criticando o conceito de “interacção” enquanto apenas “feedback em loop”. Com um discurso rico em referências, seguro na sua exposição e hábil na capacidade de as cruzar, Chris Salter deixou-me cheia de vontade de ler o seu recém-publicado Entangled que já está aqui em cima da minha secretária. No catálogo da exposição "Esemplasticism: The Truth is a Compromise", produzida pela plataforma TAG em colaboração com DISK/CTM - Club Transmediale e exibida em Berlim entre 29 de Janeiro e 27 de Fevereiro deste ano, está incluído um breve ensaio de Chris Salter bem como de mais dois conferencistas do Sonic Acts 2010, Edward A. Shanken e Brandon LaBelle. A ler definitivamente!

9evenings.jpg

hpschd.jpg

E das memórias do E.A.T. para o anfiteatro apinhado do De Balie, talvez o testemunho mais sentido e acarinhado das conferências do Sonic Acts 2010 tenha sido o de Robert Whitman, que a par de Allan Kaprow, Jim Dine e Claes Oldenburg, integrou a lufada de inovação e experimentação no meio teatral nova-iorquino apresentando performances, durante os anos sessenta, sob o signo da hibridez (ver aqui vídeos destas performances). Robert Whitman, que desmistificou as tão celebradas 9 Evenings relembrando no entanto a performance magnífica Open Score de Robert Rauschenberg, falou-nos do seu trabalho em “found spaces” e das suas “composed walks” que guiavam os participantes nestes espaços desabitados fazendo-os redescobrir a sua dimensão evocativa. Retomando a brilhante mas problemática apresentação de Branden W. Joseph sobre a obra HPSCHD de John Cage e Lejaren Hiller e as reflexões de John Cage sobre os problemas políticos lançados pela prática do happening e da performance, nomeadamente o papel do líder e do guião nestes eventos (Cage criticava os happening de Kaprow pela sua “tendência policial” na medida em que implicavam a “direcção do público”), Robert Whitman corroborou a visão de Cage segundo o qual “a happening should be like a net in which we can catch a fish which we do not know”.

pepsipavilion.jpg

localreport.jpg

Whitman falou-nos ainda do seu contributo para a criação do Pepsi Pavilion na Expo’70, em Osaka, e dos seus Telecommunication Projects, nomeadamente dos trabalhos mais recentes como Cell Phone Performance e Local Report. Devo dizer que adorei as intervenções de Robert Whitman, não só a sua apresentação (da qual podem ver um excerto aqui) mas também os seus comentários. O sentido político e poético das suas palavras (que não se compatibilizava com o “nightmarish powerpoint” que ele usava renitente e comicamente) e a sua capacidade de se exprimir por imagens e alegorias abriam o espaço em que pensávamos, expandindo-o velozmente. Um mestre na poética do espaço!

invisiblearchitectures.jpg

instant.jpg

Espaços híbridos e arquitecturas invisíveis foram também dois dos temas das conferências que mais me interessaram e a variedade e qualidade dos contributos foi tal que se torna impossível resumi-las aqui. Destaco a dupla Dirk Hebel e Jörg Stollman, fundadores do INSTANT - Institute for Architecture, Nature and Technology, sediado em Zurique. Dirk Hebel começou por nos falar da sua colaboração com o famoso atelier de arquitectura e design urbano multimedia Diller Scofidio + Renfro na concepção e produção do Blur Bulding, o pavilhão da Expo Suíça 2002. Tal como se pode ler na secção dedicada ao Blur Building no website do Diller Scofidio + Renfro: “The Blur Building is an architecture of atmosphere – a fog mass resulting from natural and manmade forces. Water is pumped from Lake Neuchatel, filtered, and shot as a fine mist through 35,000 high-pressure nozzles. A smart weather system reads the shifting climate conditions of temperature, humidity, wind speed and direction and regulates water pressure at a variety of zones. (...) It is a habitable medium that is formless, featureless, depthless, scaleless, massless, surfaceless, and dimensionless. (...) In this exposition pavilion there is nothing to see but our dependence on vision itself”. Exemplo perfeito, realmente, para abordar o tema das arquitecturas invisíveis, o de um edifício que se respira e cujo invólucro também se pode beber no seu water bar (ler aqui a entrevista a Brian Massumi “Transforming Digital Architecture from Virtual to Neuro” (2006) na qual ele cita precisamente o exemplo do Blur Bulding).

unitedbottle_1.jpg

unitedbottle.jpg

Com humor e dinamismo, alternando entre si a palavra, Dirk Hebel e Jörg Stollman foram apresentando alguns dos projectos mais emblemáticos da INSTANT nomeadamente On Air (2004-2005), uma estrutura pneumática temporária acoplada à fachada do KW _ Institute for Contemporary Art de Berlim, e o The United Bottle Project (2007), com as suas garrafas PET que podem ser retiradas dos circuitos de reciclagem a fim de serem utilizadas como materiais de construção para habitações em caso de crise ou necessidade (ver aqui um desses habitáculos).

platform21.jpg

platform21_citykit.jpg

Com preocupações bastante afins em termos de flexibilidade, modularidade e comunicabilidade,  Elizabeth Sikiaridi (que dirige com Frans Vogelaar o Hybrid Space Lab), no painel "The Poetics of Hybrid Spaces" moderado por Eric Kluitenberg (o director do programa media do De Balie), apresentou-nos vários projectos desenvolvidos sob o signo da hibridez e do urbanismo soft (a fim de aprofundar ler aqui e aqui). O destaque vai para o jogo CITY KIT desenvolvido para o evento Checking Reality em 2008 organizado pela Platform21. Tal como se pode ler no descritivo do projecto no website da Platform21: “When they play the CITY_KIT game, residents can adapt and improve their local physical environment by building a digital version of their neighborhood. This urban game revolves around city planning, redevelopment and building processes. (…) CITY_KIT is an open-source medium in which participants can add elements and share their designs”. Durante o evento Checking Reality, este jogo incluía também o concurso CITY_KIT of the Day que permitia aos residentes e jogadores fazerem o design dos seus próprios objectos e equipamentos viabilizando o desenvolvimento e concretização do projecto do vencedor."

philipbeesley.jpg

hylozoicground.jpg

Finalmente, e deixando tanto por contar, algumas impressões sobre a conferência de Philip Beesley no último painel intitulado "Gardeners of the Future". Uma presença serena, acolhedora e visionária, Beesley, cuja instalação geotêxtil imersiva e interactiva Hylozoic Ground (desenvolvida com a colaboração de Rob Gorbet) irá representar o Canadá na Bienal de Veneza deste ano, falou-nos da sua concepção de uma arquitectura sensível e empática capaz de nos envolver e comunicar à semelhança de uma aura (o que levou Kerckhove no debate final a colocar a questão de saber se estaríamos perante o regresso da aura). A reflexão que fez sobre o seu complexo trabalho arquitectónico cruzou referências da psicologia, nomeadamente a inspiração sugerida pelos “objectos transitórios”, da história da arte, como a presença dos mantos e das auras na pintura de Fra Angelico, os padrões entrelaçados do arvoredo de uma floresta e a sua ligação afectiva e física ao solo canadiano. Muito em breve teremos oportunidade de ver e ouvir Philip Beesley uma vez que ele virá a Portugal para participar na conferência Artech 2010 "Envisioning Digital Places". Mas até lá fecho este bloco de notas deixando-vos aqui algumas imagens e textos do livro de Beesley Hylozoic Soil: Kinetic Architectures and Geotextile Installations.




12 comentários:
De nelson a 27 de Março de 2010 às 01:34
Muito bom. Tenho pena é não ter os textos ou apresentações online, nomeadamente tenho muita curiosidade sobre a apresentação do Kerckhove.

E então vemo-nos no Artech2010?

bjs


De mouseland a 27 de Março de 2010 às 12:16
Olá Nelson, :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Vamos, tanto eu como a Margarida Carvalho, ao Artech. Falamos nessa altura. xxx mouse


De margarida a 27 de Março de 2010 às 12:27
Olá,
É realmente pena que os textos ou as apresentações não estejam online (o Festival foi apresentado também em live streaming), inclusivamente o próprio catálogo publicado aquando o Sonic Acts 2010 não é um repositório das apresentações mas mais um documento paralelo, com outros textos dos conferencistas mas também de outros autores bem como entrevistas e muitas imagens interessantes. Existem alguns apontamentos de participantes no website do festival:
http://2010.sonicacts.com/reports/
E alguns dos conceitos desenvolvidos por Derrick Kerckhove no festival são aflorados neste diálogo entre ele e o artista Stéphan Barron (publicado no CDROM Earth Art, França, 2000):
http://www.technoromanticism.com/en/projects/articles/bdc_dkgb.htm
:smile:


De mouseland a 27 de Março de 2010 às 15:18
:mrgreen::mrgreen::mrgreen: Eu adorei foi o projecto Unitel Bottle + City Kit. O conceito United Bottle é bestial. xxx mouse


De Ed Shanken a 27 de Março de 2010 às 15:21
My Spanish isn't great but this looks like an extensive and insightful summary of Sonic Acts. Thanks for the pingback.


De Ed Shanken a 27 de Março de 2010 às 15:26
And my Portuguese is obviously even worse! :roll:


De margarida a 27 de Março de 2010 às 18:19
Hi Edward,
Thanks so much for your kind reply.
I took great delight in writing these notes on such a thought-provoking, exciting and beautiful festival such as Sonic Acts 2010.
This short text weaves together some of those great talks, projects, ideas and also emotions but it is only a path or a fragment of our "sonic" voyage :grin:
Thank you for making Sonic Acts 2010 such an inspiring experience!
Best,
Margarida


De nelson a 28 de Março de 2010 às 09:24
:oops: não me apercebi que o texto era da Margarida e não teu Patrícia, desculpem :)

e obrigado Margarida pelo link para o diálogo com o Barron.

e vemo-nos então no Artech :)


De margarida a 28 de Março de 2010 às 12:22
Olá Nelson,
é um diálogo interessante, e que dá várias pistas sobre a leitura que Kerchkove faz da nossa experiência actual e da relação entre arte e tecnologia. Na conferência ele enfatizou a relação entre o "ponto de existência" e o universo dos locative media.
Até ao Artech! :smile:


De Anónimo a 29 de Março de 2010 às 06:35


Comentar post

.mais sobre mim
.pesquisar
 
.Março 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

31


.posts recentes

. EM SÃO PAULO, ENTRE OS RU...

. "THE LAST OF US", AMOR, L...

. QUE SORTE PODER VOLTAR A ...

. MEXICO DF UMA CIDADE ONDE...

. A MINHA SAGA COM O CANDY ...

. QUATRO FILMES A NÃO PERDE...

. PABLO ESCOBAR, O PATRÃO D...

. A MINHA FRUSTRAÇÃO COM O ...

. "THE WALKING DEAD" (GAME)...

. NUMA JANGADA DE POVOS IBÉ...

.arquivos

. Março 2014

. Dezembro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Maio 2012

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

.tags

. apostas

. arte e design

. artes e design

. cibercultura

. ciberfeminismo

. cibermemórias

. cinema

. colaborações

. divulgação

. enigmas

. entrevista

. exposições

. festas

. game art

. game art exposições

. gamers

. iconografias

. indústria de jogos

. interfaces

. jogos e violência

. livros sobre jogos

. mouse conf.

. mouse no obvious

. mouseland

. myspace

. pop_playlist_game

. portfólios

. script

. segredos

. séries tv

. teatro

. textos

. viagens

. viagens cinema

. todas as tags

.links
.participar

. participe neste blog

.MOUSELAND _ PATRÍCIA GOUVEIA
ARTES E JOGOS _ DIGITAIS E ANALÓGICOS
blogs SAPO
.subscrever feeds