Sexta-feira, 10 de Setembro de 2010
“BIO-RHYTHM, MUSIC AND THE BODY” _ TRINITY COLLEGE, DUBLIN
bio_rhythm.jpg

bio_rhythm_1.jpg

Bio-Rhythm, Music and the Body, uma exposição patente na Science Gallery do Trinity College de Dublin que mostra algumas obras interactivas curiosas. A exposição propõe uma leitura sinestésica do som e parte das seguintes questões: “What makes us dance? Why do we sing the blues? Could there be a formula for the perfect hit?” Assumindo que a música é central no processo cognitivo e na experiência humana questiona-se: “(…) but what is the natural force that drives us to sing, strum, drum and dance? What is the scientific basis of whistling, humming and toe-tapping?"

bio_rhythm_1_heartnbeat.jpg

bio_rhythm_1_heartnbeat_1.jpg

A mostra reúne um conjunto de obras muito curiosas, do conhecido sistema/mesa Reactable de Barcelona, ao objecto Contacts, onde uma mão em cima de um sensor, e ligada a outras, constrói música em colaboração (Scenocosme / Gregory Lasserre e Ana met den Ancxt, França), passando por tapetes de dança (o Biodancer do Trinity College Dublin) e por instrumentos musicais que nos permitem construir música com peças de lego e com o nosso batimento cardíaco (Heart ‘N’ Beat, Yoshi Akai / Japão). A partir deste conjunto de projectos interdisciplinares que surgem de sinergias variadas entre artistas, engenheiros e neurocientistas, questiona-se a forma como a música pode transportar o nosso corpo para novos mundos de experiências sónicas, sinestésicas, tácteis e acústicas. Uma interessante abordagem sobre biologia, ciências cognitivas e artes: “Cognitive scientist Steven Pinker recently claimed that music is "auditory cheesecake", designed to tickle parts of our brain designed for more serious purposes like speech and abstract reasoning. Darwin, on the other hand, preferred to think that music and dance evolved as an integral part of human courtship rituals. George Bernard Shaw more racily described dancing as "the vertical expression of a horizontal desire". Our brains, ears and vocal chords are exquisitely designed for enjoying and creating music.” Mais informações aqui.

bio_rhythm_1_contacts.jpg

bio_rhythm_1_contacts_1.jpg

De salientar o excelente design da exposição, da identidade gráfica aos espaços expositivos, passando pela capacidade de apoio de um conjunto de estudantes do Trinity College, que explicam aos visitantes como tirar partindo das peças assim como também informam sobre os principais conceitos a explorar durante a fruição das obras. Este acompanhamento é fundamental para o devido entendimento das experiências interactivas as quais, pela sua complexidade, requerem disponibilidade mental e física.


1 comentário:
De Anónimo a 15 de Setembro de 2010 às 14:48


Comentar post

.mais sobre mim
.pesquisar
 
.Março 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

31


.posts recentes

. EM SÃO PAULO, ENTRE OS RU...

. "THE LAST OF US", AMOR, L...

. QUE SORTE PODER VOLTAR A ...

. MEXICO DF UMA CIDADE ONDE...

. A MINHA SAGA COM O CANDY ...

. QUATRO FILMES A NÃO PERDE...

. PABLO ESCOBAR, O PATRÃO D...

. A MINHA FRUSTRAÇÃO COM O ...

. "THE WALKING DEAD" (GAME)...

. NUMA JANGADA DE POVOS IBÉ...

.arquivos

. Março 2014

. Dezembro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Maio 2012

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

.tags

. apostas

. arte e design

. artes e design

. cibercultura

. ciberfeminismo

. cibermemórias

. cinema

. colaborações

. divulgação

. enigmas

. entrevista

. exposições

. festas

. game art

. game art exposições

. gamers

. iconografias

. indústria de jogos

. interfaces

. jogos e violência

. livros sobre jogos

. mouse conf.

. mouse no obvious

. mouseland

. myspace

. pop_playlist_game

. portfólios

. script

. segredos

. séries tv

. teatro

. textos

. viagens

. viagens cinema

. todas as tags

.links
.participar

. participe neste blog

.MOUSELAND _ PATRÍCIA GOUVEIA
ARTES E JOGOS _ DIGITAIS E ANALÓGICOS
blogs SAPO
.subscrever feeds