Quarta-feira, 14 de Março de 2007
SOBRE ENTRETENIMENTO_COLÓQUIO UA_22 DE MAIO 07
tendenciasentretenimento.jpg

tendenciasentretenimento1.jpg

Já está on-line o programa do colóquio “Tendências do Entretenimento” que vai ter lugar na Universidade de Aveiro no dia 22 de Maio de 2007. Este colóquio pretende debater as configurações da habitação do futuro e que ambientes lúdicos podem servir para forrar esse espaço configurável e emergente. Os participantes, provenientes de inúmeras áreas de produção criativa em Portugal vão dar corpo a esta iniciativa coordenada pela empresa multimédia DestaForma. Os convidados para debater algumas possibilidades a ter em consideração na habitação do futuro são, na parte da manhã, Ana Paiva (Instituto Superior Técnico), Álvaro Barbosa (Escola das Artes da Universidade Católica), Nelson Calvinho (jornalista e director da revista Mega Score), Nelson Zagalo (investigador / Universidade do Minho e Aveiro), Nélio Códices (Ydreams) e eu (Patrícia Gouveia - investigadora / Universidade Nova de Lisboa). Durante a tarde as comunicações são asseguradas por Paulo Dias (investigador / Universidade de Aveiro), António Navarro (investigador / Universidade de Aveiro), Célia Soares (DestaForma), Francisco Providência (professor auxiliar do departamento de comunicação e arte da Universidade de Aveiro - ainda por confirmar) e Jorge Carvalho Alves (professor catedrático da Universidade de Aveiro). Ivan Franco (Ydreams) é o moderador dos dois painéis.


Numa altura em que a comunidade europeia aposta estrategicamente no entretenimento interactivo como se pode concluir neste relatório de outubro de 2006 (obrigado Nelson Zagalo pelo envio do mesmo!) este colóquio pode ser um lugar de reflexão sobre áreas a explorar na produção digital lúdica. Esperemos que sim!


De nzagalo a 19 de Março de 2007 às 16:27
Rafgouv

Acho que tens razão quanto à não implementação de directivas por parte da EC, mas isso acontece um pouco por todo o lado quando as directivas assentam em visões e não planos específicos. E quando as visões são apenas isso e não baseadas no panorama existente, é muito natural que não se concretizem. Dizermos que a Europa é isto ou aquilo e que devia ser mais e melhor que os USA que no fundo é o que a Estratégia de Lisboa pretendia no campo tecnológico e de investigação. Em meu entender isto é demagogia. Apesar de termos culturas semelhantes vivemos em paradigmas económico-politicos e de cidadania completamente diferentes. Enquanto na Europa andamos a reboque das directivas, nos USA as directivas servem para refrear o empreendedorismo. Agora, cada um dos sistemas tem as suas vantagens e desvantagens.

Quanto ao Canada é verdade, não sabia destes reports mas já tinha notado isso nas páginas do pessoal da industria que visito e muitos deles estão agora a trabalhar no Canada. Contudo temos de dizer que pelo menos e ao contrário do que poderia parecer os grandes nomes da industria dos Videojogos actualmente são europeus e isso é muito bom.

Agora se estão a fugir para o Canada por restrições fiscais isso já é coisa que não tenho o menor interesse em defender e só me lembrar os U2 e a IKEA terem as suas contas sedeadas na Holanda por causa do fisco dos seus países.

Quanto a censura, já estou completamente em acordo contigo, se bem que no que toca a dinheiros públicos em forma de subsidio tenha as minhas reservas...

Em relação à deslocação ela tem sido para o Canada, mas agora julgo que está a começar a virar para Leste. Com milhares de pessoas com formação superior em TIC, Bulgária, Roménia e Rep. Checa entre outros tornaram-se autênticas minas de baixo custo para as grandes empresas da área.

http://www.gamasutra.com/features/20041124/mezihorak_01.shtml
http://silenthunter4.uk.ubi.com


Comentar:
De
Nome

Email

Url

Guardar Dados?



Email

Password



Comentário

Máximo de 4300 caracteres




.mais sobre mim
.pesquisar
 
.Março 2014
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

31


.posts recentes

. EM SÃO PAULO, ENTRE OS RU...

. "THE LAST OF US", AMOR, L...

. QUE SORTE PODER VOLTAR A ...

. MEXICO DF UMA CIDADE ONDE...

. A MINHA SAGA COM O CANDY ...

. QUATRO FILMES A NÃO PERDE...

. PABLO ESCOBAR, O PATRÃO D...

. A MINHA FRUSTRAÇÃO COM O ...

. "THE WALKING DEAD" (GAME)...

. NUMA JANGADA DE POVOS IBÉ...

.arquivos

. Março 2014

. Dezembro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Maio 2012

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

. Junho 2006

. Maio 2006

.tags

. apostas

. arte e design

. artes e design

. cibercultura

. ciberfeminismo

. cibermemórias

. cinema

. colaborações

. divulgação

. enigmas

. entrevista

. exposições

. festas

. game art

. game art exposições

. gamers

. iconografias

. indústria de jogos

. interfaces

. jogos e violência

. livros sobre jogos

. mouse conf.

. mouse no obvious

. mouseland

. myspace

. pop_playlist_game

. portfólios

. script

. segredos

. séries tv

. teatro

. textos

. viagens

. viagens cinema

. todas as tags

.links
.participar

. participe neste blog

.MOUSELAND _ PATRÍCIA GOUVEIA
ARTES E JOGOS _ DIGITAIS E ANALÓGICOS
blogs SAPO
.subscrever feeds