Domingo, 22 de Abril de 2007
THE SECRET GARDEN OF MUTABOR
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The Secret Garden of Mutabor é um jogo do tipo puzzle criado pelo designer alemão Jens Schmidt em 1999 usando software flash. O design de estilo asiático e as excelentes ilustrações fazem deste jogo vocacionado para os mais novos um lugar obrigatório para os profissionais da área de design interactivo explorarem as potencialidades de uma navegação rica em enigmas e narrativas bem elaboradas. Quando chegamos à interface somos guiados na história por Youmiko, personagem virtual, que nos diz que a fonte vital do jardim é o coração de desejo que não controla as suas emoções e que portanto deve ser mantido no gelo onde não aquece. De momento o castelo de gelo no rio gelado está a derreter o que significa um perigo evidente para todo o ecossistema. O objectivo do jogador é salvar o jardim secreto da extinção através da descoberta de quatro códigos que vão abrir a porta da serpente o que acaba por resolver o aquecimento do rio. Uma parábola evidente ao aquecimento global do nosso planeta explicita na frase final: “how could you believe that you can save the world?” O projecto gráfico explora a composição visual de forma muito rica e o trabalho de ilustração é complexo. É de realçar ainda a banda sonora e a solução encontrada para a manipulação do espaço usando ferramentas como zooms e scrolls, o que enriquece bastante a navegação espacial do ambiente. A construção do argumento interactivo é consistente e o texto disponível é encantador. Experimentem ou investiguem mais aqui e aqui. Obrigada António pelo envio do link!


De fada*do*lar a 23 de Abril de 2007 às 02:59
Hello! Obrigado pela dica :smile:
Lá perdeu a fada mais uns minutitos a jogar...
Mas fi-lo antes de ler o teu texto e confesso que a desilução foi substancial quando acabei numa página negra com a frustrante frase “how could you believe that you can save the world?” :sad:
Se é uma lógica para um público infantil... então estão a retirar-lhes todos os sonhos utópicos, assim, logo à nascença... eheheheh

Confesso que de resto não concordo de todo com os teus rasgados elogios ao jogo...
Excelentes ilustrações?
Composição visual muito rica??? Trabalho de ilustração complexo???
Navegação rica?
Narrativas bem elaboradas?
Argumento interactivo consistente e texto disponível encantador???
:shock:

Achei um emaranhado tipo pescadinha de rabo da boca, navegação algo às cegas e sem uma narrativa/percurso consistente nem com elos/caracterização dos diversos... errrr... personagens?
Bom, gostos não se discutem. E as criancinhas devem ser mais espertas do que eu. :wink:


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