Domingo, 27 de Abril de 2008
“HEROES”_NEODARWINISMO OU CRIACIONISMO?


Acabei de ver a primeira temporada da série
Heroes (
Tim Kring, 2006), drama de ficção científica que conta a história de um conjunto de pessoas comuns que descobrem que têm poderes especiais. Nunca fica totalmente claro, quanto a mim, se os super-heróis de
Heroes são o resultado de uma evolução da espécie humana se são fruto de manipulações genéticas provenientes de algumas empresas biomédicas. Estes seres vivem uma realidade aumentada pelas suas capacidades fora da norma e tanto podem voar, como ouvir os pensamentos dos outros, regenerar os seus próprios tecidos, viajar no tempo ou pintar o futuro. Fazem parte de um mosaico, ao estilo narrativo da banda desenhada, metáfora usada na construção da própria estrutura da série, que se vai seguindo com curiosidade de episódio para episódio. O fito destes seres especiais é evitar uma explosão em Nova Iorque para assim salvar a humanidade.

Heroes é uma série curiosa e ao mesmo tempo algo disparatada na forma como introduz algumas questões interessantes. Passa-se constantemente de um discurso sobre a teoria da evolução das espécies de Darwin a uma narrativa sobre o design inteligente que advoga que cada um de nós vem ao mundo com um destino traçado. Seria curioso enquadrar esta série no âmbito das inúmeras discussões entre os estudiosos de Darwin, na senda de
Stephen Jay Gould (já falecido) e de
Richard Dawkins, e os mentores do design inteligente. Ora, sendo evidente que os últimos são bastante desprezados pelos primeiros a série vem certamente dar corpo a esses debates polémicos entre ciência neodarwinista e
criacionismo.
Heroes tem personagens muito engraçadas e bem construídas misturadas com personagens absolutamente desnecessárias. Existe na série, parece-me, uma constante ambiguidade entre bons e maus, heróis e vilões, cientistas e bandidos. A narrativa é constantemente reconstruída e vamos seguindo, com curiosidade, as peripécias daqueles seres fantásticos que têm nas mãos o destino da humanidade. Com eles vamos fazendo e refazendo acções, no sentido de perceber como é que uma tomada de decisão em determinado momento pode ser fulcral para o evoluir de momentos posteriores. Há sempre quem possa voltar ao passado, como Hiro, o japonês filho de um empresário da biomedicina, personagem de livros de banda desenhada que antecipam o futuro e herói ao serviço do destino do mundo. O meu herói favorito!
De andrade a 28 de Abril de 2008 às 21:57
:mrgreen::smile::cool: Não vi todos os episódios desta primeira temporada mas gostei dos episódios que vi, disseram-me que a segunda temporada é muito má. É verdade? Quando é que sai a capa da pop-playlist? Andrade
De
rafgouv a 29 de Abril de 2008 às 08:33
:???::???:
Epá! Isto é um blog de vídeo jogos ou quê???
Primeiro ninguém mencionou o Super Mario Galaxy e agora népia de referências ao GTA???????????????????????
Os profetas dizem que será very quickly o produto lúdico-cultural mais massivo da HISTORIA, que ultrapassará todos os filmes, todos os discos, todos os livros já editados.
Where are you, mouse????
:mrgreen::mrgreen::mrgreen: Olá Andrade, tens toda a razão hoje fica feita a capa. Sorry, sorry.
Olá Rafgouv, estás já contratado para escrever sobre esse tema, hehehehe. Tenho andado assoberbada de trabalho e a mouselândia reflecte isso mesmo mas é um bom desafio para ti, hehehihihihi, rafgouv, a partir da cidade das luzes. xxx mouse
De
rafgouv a 30 de Abril de 2008 às 16:06
:oops:
Eu contratado? Mas eu não ter o bagagem teórica suficiente. Eu comprar wii fit para combater as banhas mas GTA demasiado narratology pra mim camioneta que não ter XBox nem PS3. Quando comprar a PS3 em 2009 tarde de mais será.
Peça pra outro colaborador ou comprar jogo e consola pra mim :razz:
XBOX oferecer neste momento óptimo promoção (chut que isto aqui não ser feira da ladra!)
:cool:
:mrgreen::mrgreen::mrgreen: Ah você ser tipo da ludologia só kerer action action e nopes de content. Zero Kalorias de conteúdos. Você então não poder ser preguiçoso e falar apenas disso que andam por aí a dizer do SUPER JOGO GTA. Eu tar saturada de sagas. Mouse agora tá off com acção. Só krer narrativas mas vamos ver se há budget para te mandar entregar consola aí na sua porta. Quanto custa essa promo gaulesa? xxx mouse
De
rafgouv a 2 de Maio de 2008 às 09:01
http://www.amazon.fr/gp/feature.html/ref=amb_link_62722065_1?ie=UTF8&docId=1000173913&pf_rd_m=A1X6FK5RDHNB96&pf_rd_s=center-1&pf_rd_r=03NB4NYE1TZ2Z1PS2VVC&pf_rd_t=101&pf_rd_p=188009091&pf_rd_i=15860651
:mrgreen::mrgreen::mrgreen: :grin::wink::lol: xxx mouse
Comentar post