Sexta-feira, 25 de Julho de 2008
“OUTRAS PELES” _ EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL DE MARCEL.LÍ ANTÚNEZ ROCA_ZDB 08


O universo de
Marcel.lí Antúnez Roca, um dos fundadores do grupo
La Fura Dels Baus, deveria dispensar apresentações pois já aqui foi sobejamente referenciado na mouselândia (
aqui e
aqui) mas não posso deixar de fazer referência à interessantíssima exposição que está patente até amanhã na galeria
ZDB. “
Outras Peles” (2008) é uma exposição individual do artista que reúne seis instalações interactivas, intervenções murais
site specific, duas bioinstalações e uma sala de documentação.
Em São Paulo em 2006 já tinha tido oportunidade de ver a instalação audiovisual interactiva “
Tantal” (2004) mas não conhecia “Hipnotoc” (2008), “
Alfabeto” (1999), “
DMD Europa” (2007), “
Epidermia” ou “
K-Requiem” (1999), o robot que reage a sensores. As grandes surpresas foram “
Epidermia” (2008), “
K-Requiem” e “
Alfabeto”, uma vez que há uns dias tinha visto uma outra versão de “
DMD Europa” na mostra
El discreto encanto de la tecnologia, artes em España no MEIAC de
Badajoz. Se ainda conseguirem ir ver esta exposição não percam pois é um mergulho na obra do artista e segundo percebi ontem, em conversa com o comissário Natxo Checa, por cá a cobertura da imprensa não tem sido a melhor. Por agora vou deleitar-me a ver o filme que pode ser comprado na exposição,
El Dibuixant (2005)
, sobre a obra de
Marcel.lí Antúnez Roca.
De margarida a 27 de Julho de 2008 às 22:42
Olá mouse! :razz: Fui ontem à tarde ver as «Outras Peles» e gostei muito. A peça que mais gostei foi sem dúvida a «Requiem», adorei o robot que repete fantasmaticamente os gestos dos corpos que o animaram ao sabor do nosso movimento no espaço. Belíssimo. As instalações «Epidermia», «Alfabeto» e «Tantal» são deliciosas, negras e lúdicas:mrgreen: Já as bioinstalações não me enchem as medidas mas creio que isso se deve às minhas reticências em relação à bioarte! Achei ainda a exposição muito bem conseguida ao nível do espaço, muito bem montada. Valeu a pena!! beijinhos, margarida.
:mrgreen::mrgreen::mrgreen: Ainda bem que gostaste da exposição, eu acho imensa piada ao universo do Marcel.Lí A. R., principalmente ao lado negro e lúdico que referes. O aspecto dramático e simultaneamente cómico, presente em "Tantal", "Requiem", «Epidermia» e «Alfabeto».
Pois as peças da degradação celular, carnal, bio... até pensei que fossem mais antigas mas não e estou plenamente de acordo são algo mais problemáticas e têm uma atmosfera muito La fura dels baus, hehehe, talvez mais final dos oitenta, início dos noventa. xxx mouse
Comentar post