Terça-feira, 12 de Agosto de 2008
“LOST”, UMA SÉRIE BASTANTE ADITIVA


Finalmente consegui ver a primeira série completa do
Lost (
Perdidos, 2004/05). Esta série dramática foi criada por
J.J. Abrams,
Jeffrey Lieber e
Damon Lindelof e é produzida pela
ABC Studios,
Bad Robot Productions e Grass Skirt Productions.
Lost começa com a queda numa ilha de um avião proveniente de Sydney com destino a Los Angeles. Penso que esta parte da narrativa sobre a série toda a gente conhece… o que me pareceu ainda digno de algumas notas foi o que me surpreendeu no conjunto dos 25 episódios que tive oportunidade de ver. Em primeiro lugar, achei o ambiente de
Lost absolutamente aditivo, há episódios em que quase nada se passa e bastam os diálogos entre as personagens para nos agarrar naquela luta pela sobrevivência dos 47 felizardos que escaparam à morte no voo 815. Até o epilogo “bad robot” é, à semelhança do “that’s a bad hat harry” do
Dr. House, algo que ajuda a fomentar o vício. Os eventos são normalmente do tipo tarefas que têm que ser cumpridas, i. e., caçar um javali, construir abrigos, desenvolver dispositivos de comunicação ou explorar a ilha misteriosa. Depois, recorrentemente, há discussões entre os sobreviventes, todos desconfiam uns dos outros e têm que ganhar relações de confiança e amizade na adversidade. Normalmente as discussões acabam numa luta e é necessário que uns corram em auxílio dos seus pares. Pode acontecer que uma espécie, aparentemente desconhecida mas posteriormente identificável, surja para complicar a vida dos sobreviventes em apuros: um urso polar, um javali, um pássaro gigantesco, são apenas alguns exemplos. Estes animais são ameaças constantes mas raramente os conseguimos ver totalmente, são fugazes e geram intriga. Depois há os espécimes verdadeiramente misteriosos cujo ruído ouvimos mas que nunca aparecem, nem sei se existem de facto, se são humanos, extraterrestres, ou, em alternativa, imaginários e provenientes de alucinações.


A acção de
Lost tem dois níveis diferentes, mas paralelos em termos narrativos, um deles remete-nos para o dia-a-dia na ilha e é personificado pela manutenção da vida daquela comunidade de estranhos. O outro, conta a história dos sobreviventes daquele avião em
flashbacks.
Lost é uma boa telenovela ao nível da construção das personagens: Jack, o médico bonzinho que é capaz de denunciar o próprio pai para manter a sua integridade moral, personifica a visão científica dentro do grupo, amado e respeitado por todos à excepção de um (Sawyer). Kate, a magricela de sardas que parece um erro de
casting e tem tantos segredos escondidos que nem dá para perceber como passa pela boazinha do “quarteirão”. Hurley, o nerd milionário que acredita que foi enfeitiçado pelos números. Charlie, o
junkie pop star sempre com um ar aparvalhado. Claire a mãe virginal. Michael o pai extremoso que foi impedido de ver o filho quando este tinha dois anos. O casal de coreanos que vivem uma possível união de amor e introduzem na comunidade as medicinas e a ciência oriental (Jin e Sun). Os irmãos incestuosos que afinal não são irmãos (Boone e Shannon). O guru do Locke que acredita em desígnios e está plenamente convicto que a queda do avião é fruto de um destino já traçado, um homem com fé. Sayid, o iraquiano que foge possivelmente de qualquer estereótipo racista sobre árabes (o que diria
Jack Shaheen, especialista e consultor de filmes em assuntos relacionados com o Médio Oriente, desta personagem?) mas que mesmo assim tem um ar de carneiro mal morto embeiçado pela loira mais tola da praia. E, finalmente, o sacana do Sawyer, mau à superfície e na retaguarda, sem esquemas, o meu herói na série, juntamente com o defunto Boone, ex-CEO numa agência (da mãe) de eventos de casamento e morto em “combate”.
Sawyer e Boone são, para mim, as personagens mais estimulantes da primeira série o que não quer dizer que as outras não o sejam também na sua configuração do tipo arquétipo. Existem personagens algo aterradoras como Ethan, o canadiano, ou a francesa Danielle, perdida há 16 anos na ilha. Lost deve ter qualquer de subliminar pois a verdade é que se entranha com uma certa facilidade. Muitos episódios terminam de forma inesperada com um enorme suspense e tensão, nomeadamente o último desta série que nos dá vontade de ir a correr comprar o volume seguinte. Lost, é uma série aditiva onde a animalidade e o instinto de sobrevivência se juntam num mosaico de sensações e emoções à flor da pele. Creepy!
Também tu??? :razz::razz::razz:
Eu SOU FANÁTICA pelo Lost! (parece que sou a única entre os nossos mais chegados... mas nada que me envergonhe...) :oops:
Mas ainda não viste NADA!
Já papei as 4 séries todas (via net, que como sabes não tenho TV...) e à medida que avança é cada vez mais surpreendente o intricado do enredo. Nada do que "parece", "é". Todo e qualquer pormenor de todo e qualquer episódio é crucial para a composição final do puzzle alucinogénico. Uma pessoa perde-se nas mil e uma referências e para acompanhar tudo há que estudar bíblias, tratados e manifestos.
Acho que vou ter que esperar até Janeiro 2009 para o início da próxima temporada :sad: Até lá, vê se "actualizas" o resto da saga.
Bisous
De
rafgouv a 12 de Agosto de 2008 às 08:35
A Fada tem toda a razão. Este texto está interessante mas bastante desactualizado. Causa mesmo alguma nostalgia... Apressa-te a actualizar as tuas informações e resiste à segunda série que foi bastante mais fraca do que as outras.
É difícil fazer comentários sem desvendar o que se passará por isso abstenho-me. :smile:
De
rafgouv a 12 de Agosto de 2008 às 08:36
A Fada tem toda a razão. Este texto está interessante mas bastante desactualizado. Causa mesmo alguma nostalgia... Apressa-te a actualizar as tuas informações e resiste à segunda série que foi bastante mais fraca do que as outras.
É difícil fazer comentários sem desvendar o que se passará por isso abstenho-me. :smile:
Para mim, LOST é provavelmente a melhor série da história!
:mrgreen::mrgreen::mrgreen: Olá aos dois,
Epá não fazia ideia que a fada era fã do "Lost". Quando voltar de férias vou começar a ver a segunda temporada mas como já me tinhas dito, rafgouv, que era péssima sinto-me um bocado desmoralizada... ter que ver a dois (má) para chegar à terceira (já boa) é um bocado chato mas vou fazer isso aliás porque fiquei intrigada quanto aos prazeres da "composição final do puzzle alucinogénico". Isto promete ainda para mais com tanta investigação necessária à mistura! Vou actualizar-me mas também é verdade que assim tem alguma piada. Nostalgia foi o que senti quando vi a cerimónia dos jogos olímpicos, hehehe. xxx mouse
De
rafgouv a 12 de Agosto de 2008 às 12:17
Eu não disse que a 2a temporada era "péssima". Disse apenas que era mais fraca. Como a 1a teve imenso sucesso eles resolveram fazer render o peixe e por isso a 2a arrasta-se em sub-intrigas e episódios "one shot" que dispersam demasiado a intriga e dão uma excessiva impressão de que o que se passa é arbitrário, e que a intriga é um simples "macguffin" (um pretexto gratuito) que nem os argumentistas conhecem. Ou seja, na 2a parecia que a série andava à deriva. Felizmente, o insucesso foi tal que o JJ ABRAMS acordou com os responsáveis da ABC que LOST não iria além de 6 temporadas, o que conduziu a uma concentração narrativa mais forte nas temporadas seguintes.
E para minha máxima jubilação, a 4a temporada ocorreu durante a famosa greve dos argumentistas e em vez dos 24 episódios habituais eles foram obrigados ainda a concentrar tudo em 14 episódios absolutamente fabulosos, eliminando quase toda a "palha" e as digressões desajeitadas.
Aquilo que eles conseguiram fazer entre a 3a e a 4a temporada é uma das piruetas narrativas mais arrojadas de que tenho memória... dai que muita gente vá desistindo à medida que a série se torna mais e mais e mais labirintica e, curiosamente, também mais e mais e mais clara e cristalina!
:mrgreen::mrgreen::mrgreen: Ok, está esclarecido! Ai ai que ainda vou a correr comprar o pack da segunda temporada... vou mas é de férias... e pensar que a vida numa ilha paradisíaca podia não ter stress, hiihihihi. xxx mouse
:mrgreen:
Ai! Agora este Lost revival deixou-me de água na boca.
O Raf tem razão em relação à 2ª série (tinha ideia que era a 3ª a mais fraca mas como deglutinei todos os episódios em mode no-stop não consigo estabelecer essas fronteiras...).
Anyway, apesar de alguns momentos de encalhanço (mas afinal, como disse antes, praticamente todos os pormenores têm um fundamento na acção), vais continuar colada ao televisor.
"à medida que a série se torna mais e mais e mais labirintica e, curiosamente, também mais e mais e mais clara e cristalina!", é mesmo isso Raf, a 4ª série foi de génio!
Posso estar enganada mas tenho muito presente a ideia que estão planeadas 8 séries e não 6 (será?).
Mouse, tu que és uma aficcionada da wikipédia, vais ter que consultar:
http://www.lostpedia.com/wiki/Main_Page
Mas a seu tempo e tem cuidado com os spoilers.
Ah! e já agora o http://thelostdiary.com/
É divertido usado na análise episódio-a-episódio...
Credo! Ainda bem que o Lost actualmente está "de férias", senão já percebi que estaria com a vida (tempo...) "arruinado"... :wink:
Beijinhos
De
rafgouv a 13 de Agosto de 2008 às 09:16
:smile: Fada, não tive tempo de ir confirmar se são 6 ou 8 temporadas mas se forem só 6, por favor vê lá se arranjas magia para os convencer a fazerem 8...
xxx
:mrgreen::mrgreen::mrgreen: O que eu acho piada é as semelhanças com o Twin Peaks... até há um diário e tudo. Obrigado Fada! Depois das vossas sugestões é difícil não ir até à loja buscar um pacote da série 2 agora que sei que também não é assim tão má mas é só pior do que as outras. Se não fosse as férias, parto amanhã, já estava na FNAC. Espero que o Boone ainda reapareça pois se há assim tantas reviravoltas talvez ele afinal não tenha morrido... xxx mouse
Comentar post