Terça-feira, 16 de Setembro de 2008
UM QUARTO COM VISTA SOBRE O RIO LAWRENCE


A pedido dos leitores mais assíduos aqui deixo mais um registo da viagem ao Canadá. De Montreal seguimos directos até
Tadoussac, berço da Nova França. Debaixo de um temporal, o único dia em que o tempo nos atraiçoou um bocado, percorremos a distância que separa Montreal de
Tadoussac em aproximadamente 5 horas. Partimos por volta do meio-dia e chegámos ao final da tarde sem lugar marcado para essa noite. Tínhamos uma reserva não confirmada que logo se revelou inexistente, de forma que fomos parar ao turismo à espera de encontrar algum sítio ainda disponível para passarmos a noite. Aqui, fomos surpreendidos por um acolhimento simpático e profissional que nos disponibilizou alguns lugares ainda disponíveis para pernoitar. Logo começa a aventura, tínhamos duas hipóteses, um quarto sem televisão ou “uma experiência” (sic.). Ora, dado que a senhora, que antes tinha afirmado não poder tecer comentários sobre os sítios disponíveis, se entusiasmou bastante com um lugar a que chamou uma “experiência” não hesitámos em telefonar a reservar este alojamento. Qual não foi o nosso espanto quando lá chegámos. Em primeiro lugar, não éramos os únicos que ali íamos ver o mesmo retiro. Depois, é indescritível o que nos apresentaram como “experiência”, um quarto sem janelas que nos tinha sido vendido quase como uma varanda sobre os Fiordes…! Ou estaríamos nós a sonhar dado o adiantado da hora e o cansaço da viagem? A verdade é que aqueles almofadões farfalhudos e a cama cheia de peluches não nos seduziu minimamente e educadamente saímos em retirada. Penso que o Honda de aluguer novinho em folha era um lugar mais apetecível para dormir…


Ainda fizemos mais uma tentativa para ficar a dormir em
Tadoussac. Desta vez deparámos com uma descrição do tipo: “um quarto só para dormir muito asseado e competente”. Quando perguntei, despreocupadamente, se poderia espreitar o mesmo o senhor, muito solene, disse imediatamente que era impossível. Olhámos um para o outro e fugimos em retirada mais uma vez convencidos que aquela Vila pequena era bonita mas demasiado turística para as nossas aspirações. Famílias de lancheira em todo o lado, miúdos ranhosos aos saltos e turistas de mochila que ficavam por ali a preços elevados e sem condições. Não era para nós. Podíamos apanhar o barco para ver as baleias noutros pontos e infelizmente não tínhamos feito uma reserva três ou quatro anos antes no
Hotel New Hamphire (1984), ou seja, o
Hotel de Tadoussac, o mais bonito da região. Em
Tadoussac a única saída airosa é pagar uma fortuna e ficar aí alojado ou então experimentar o
Hotel Restaurant Georges, onde começámos por fazer a reserva mas que estava esgotado há três meses, segundo nos disseram na recepção. Nesta fase já tínhamos percebido a oscilação constante de preços no Québec, até aqui a única zona que conhecíamos no Canadá. Esta oscilação, tanto se verifica em matéria de alojamento, como no aluguer de carros mas também na aquisição de bilhetes de comboio. O mesmo quarto pode, por exemplo, custar três vezes mais de acordo com a procura (aconteceu-nos em Montreal e foi aí que descobrimos as vantagens da marcação on-line). O preço do aluguer de um carro depende do vendedor, do dia e da disponibilidade de viaturas. Os bilhetes de comboio têm normalmente 30% de desconto, isto com uma antecedência de três dias, mas se no dia pretendido o comboio estiver cheio nada feito!


Contentes, apesar de tudo, principalmente por não termos sucumbido à doença do turista desesperado, pegámos no carro e passámos de Ferry para o outro lado dispostos a dormir num Motel com vista sobre o
Saint Lawrence River. Depois de várias tentativas lá arranjámos uma varanda com vista e entusiasmados, mas exaustos, caímos na cama na expectativa de ver baleias no dia seguinte.
De
mouseland a 17 de Setembro de 2008 às 13:00
:mrgreen::mrgreen::mrgreen: Estou com alguma vontade de rever o filme. xxx mouse
De
rafgouv a 17 de Setembro de 2008 às 16:02
O livro é muito melhor do que o filme... :razz:
De
rafgouv a 17 de Setembro de 2008 às 10:44
O Hotel New Hampshire é a minha única recordação da Tadoussac além da travessia do rio. É com imenso regozijo que constato que não mudou nada... É o décor do libidinoso livro de John Irving e poderia ser tb o de Shinning... That's America!!!
De
mouseland a 18 de Setembro de 2008 às 12:49
:mrgreen::mrgreen::mrgreen: Se calhar vou ler antes o livro então :wink: xxx mouse
Comentar post