Domingo, 21 de Setembro de 2008
A CAMINHO DO QUÉBEC



Depois da “
experiência com as baleias” voltámos ao Québec onde ficámos dois dias. A viagem revelou-nos uma paisagem de estrada estranha. Algumas casas magníficas, isoladas do mundo com uma escada directa para um pequeno lago com um barco, mas visíveis da estrada. Nunca consegui deixar de pensar que muitos filmes que vi devem ter sido ali filmados e que aquele cenário é maravilhoso para décor de um artefacto cinemático. Mas o isolamento da maioria dos lugares deixou-me constantemente uma sensação de terror e drama. O que seria passar uma noite num lugar daqueles? Uma noite a pensar na vulnerabilidade da localização..? Idílico demais para não causar calafrios e me recordar os inúmeros filmes de terror e
suspense com paisagens semelhantes. Outras moradias encantadoras estão situadas no topo da montanha e têm uma vista soberba para o rio. Sempre com uma pintura exterior impecável. Algumas delas repletas de quinquilharia escultórica, bonecos, estátuas, sem muros, e abertas o suficiente para se perceber que o pintor americano
Thomas Kinkade deve ser bastante apreciado por aquelas paragens. Passámos a baia de Saint-Paul, onde comemos uns mexilhões tipicamente franceses, e parámos em Sainte-Anne para ver a praça da igreja. Chegámos ao fim da tarde a Levis para passar, no dia seguinte, de barco para a cidade do Québec.


De António a 22 de Setembro de 2008 às 17:14
Ora aqui está um exemplo típico do efeito nefasto dos filmes de terror e suspense porque, está visto, são os que perduram. E porque não te lembraste tu, mouse, dos outros filmes, idílicos, tipo "Uma casa no lago"? Aí a reacção seria outra, radicalmente diferente: uma noite só, com a Natureza e com o(s) eleito(s) do coração...
Um outro exemplo seria o das viagens de avião. Porque será que me lembro sempre dos filmes-catástrofe que envolvem aeroplanos, quando neles viajo?
Já agora, podias publicar umas fotos dessas casas.:evil:
De
mouseland a 22 de Setembro de 2008 às 18:35
:mrgreen::mrgreen::mrgreen: Olá António!
Pois mas isso é porque eu sou uma amante do género de terror e suspense. Não perco um filmito bem recheado de cenas que me afastam do conceito de "uma noite só, com a Natureza e com o(s) eleito(s) do coração…" e me remetem para o bater acelerado das palpitações cardíacas. Lembrei-me logo daquelas casas a ranger por todos os lados, cheias de animais rastejantes, sons de uivos, árvores e bicharada selvagem. Até o caruncho se faz ouvir.
Na estrada era só letreiros a assinalar o perigo dos Alces e imaginar aquela paisagem com 30º negativos? Qualquer criminoso, mesmo que menos dotado que os nossos actuais gangs do multibanco, faz de nós “gato sapato” e o lado idílico só o consigo apreciar melhor numa vila. Mas, claro, constatei isso mesmo, que para mim aqueles lugares são mais inquietantes do que pacificadores, são bons para visitas rápidas mas demasiado expostos. O P., por exemplo, queixava-se da inexistência dos muros o que não deixa de ser curioso. Durante o dia talvez uma “Casa no Lago” mas à noite é certamente, para mim, “A Sombra do Caçador” brrrrrrrr…
Finalmente, acabei sem fotos das melhores casas que vi dentro da estética isolamento idílico, pois ia na estrada e parar para fotografar tornava-se complicado. Na viagem para lá chovia torrencialmente e para cá o medo dos Alces era grande, hehehe.
xxx mouse
De
rafgouv a 23 de Setembro de 2008 às 12:52
Hey mouse,
Parabéns por este texto curto e fotos (a 1a é que parece um pouco desenquadrada) que me enchem completamente as medidas!!!
A costa leste é um autêntico tesouro de referências ao gótico americano, que é um fantástico território geográfico, literário e cinematográfico e parece-me que de facto aqui o Quebec é um autêntico prolongamento dos USA: Edgar Allan Poe e HP Lovecraft, os dois mestres principais do género eram da região, tal como Stephen King. E não esquecer também que Twin Peaks se situa algures perto da fronteira canadiana.
O carácter inquietante dos cenários aparentemente idílicos - a América - é de facto o principal assunto do gótico americano (ao passo que o gótico europeu tem como cenário paisagens/ arquitecturas que são à partida ameaçadoras): bem captado nas tuas fotos.
Para terminar: corre ao dvd clube mais próximo para alugar The Mist, a adaptação de um dos melhores contos de Stephen King pelo habitualmente medíocre Frank Darabont que vai buscar influências evidentes a Lovecraft (os monstros devoradores vindos de mundos paralelos) e - mais surpreendente - ao mestre britânico JG Ballard (a forma como a multidão em pânico se rende à patologia). Tenho a certeza que te encherá as medidas!!!!!
http://www.imdb.com/title/tt0884328/
PS: A imagem idílica do Canadá para mim é a tal casa à beira lago, com um carrinho mas também obrigatoriamente com hidravião para ir visitar os amigos.
... E já agora, aconselho outro excelente filme angustiante (este mais sangrento e mais gélido pois passa-se no Alaska): "30 Days of Night" de David Slade.
http://www.imdb.com/title/tt0389722/
Estou em fase bloody guts por isso nas próximas semanas haverá aqui mais notícias sobre cinema fantástico e assustador. :evil::evil::twisted::twisted:
De
mouseland a 29 de Setembro de 2008 às 22:00
:mrgreen::mrgreen::mrgreen: Já tinha lido a tua mensagem mas não respondi logo e depois foi passando. Volta então em breve com essas notícias do cinema fantástico e assustador. xxx mouse
Comentar post