Sexta-feira, 25 de Agosto de 2006
“TOUR DE JEU” COMUNICAÇÃO MEDIADA PELA ESCRITA
tourdejeu.jpg
 
Descobri recentemente num artigo sobre a temática “jogos de adultos” de Manuel Boutet, doutorando em sociologia da Universidade Paris 10-Nanterre, um site francês exclusivamente dedicado aos jogos por e-mail. Os jogos propostos em Tour de Jeu são herdeiros dos jogos por correspondência postal (JpC) que existem há imenso tempo de forma discreta. A possibilidade de jogar uma partida de xadrez, batalha naval ou outros, à distância quando os jogadores estão em localizações geográficas diferentes torna-se evidente quando cada um destes jogadores envia, por correio, a sua jogada tendo um “tabuleiro” onde assinala as jogadas dos dois ou mais participantes. Hoje em dia esta possibilidade é ampliada em termos de velocidade pela utilização da rede e do e-mail sendo que os jogos propostos podem ser inúmeros: estratégia, jogos de roleplaying, simulação, etc., com temas históricos, humorísticos, realistas ou outros. O truque que possibilita estas interacções é que os jogadores não jogam em tempo real, ao mesmo tempo, mas à vez, tour par tour. As qualidades requeridas aos jogadores pelo portal de jogos francês por correspondência são explícitas: paciência e assiduidade. As principais vantagens apresentadas: liberdade (joga-se quando se tem tempo embora ao seleccionar o tipo de jogo em que se entra se deva fazer uma estimativa do tempo de envolvimento que se pode dar ao jogo) e ambiência (uma partida dura por vezes meses). O aspecto de conexão “à vez” dos jogadores, contrário à maioria dos jogos on-line, permite um maior tempo de reflexão e de expressividade criativa em que o jogador tem que mostrar regularidade, perseverança, paciência e bom senso.


De rafgouv a 29 de Agosto de 2006 às 08:24
O que queria dizer ou sugerir é extremamente simples ou até se calhar básico mas parece-me extremamente importante. A ver se me consigo fazer perceber:

- um filme vê-se uma vez, um livro lê-se uma vez, uma sinfonia ou um disco ouvem-se uma vez (pode-se repetir a experiência mas será sempre basicamente a mesma experiência e é apenas eventualmente o teu julgamento que muda) ; um jogo no entanto é feito para ser jogado várias vezes (o que aliás o título da tua tese sugere de forma luminosa)...

- um dos critérios da embrionária crítica de jogos é a "duração de vida" do jogo; ora esta "duração de vida" não corresponde à duração da narrativa mas antes à capacidade do jogo de nos captivar (de nos fazer lá voltar) mesmo depois de termos cumprido os objectivos principais (mesmo depois de termos ganho), à capacidade do jogo para nos fazer jogar "outra vez"...

- jogar é uma actividade serial (uma "série" de gestos) e logo "intermitente" (há uma alternância de estados "dentro" e fora" do jogo) - paralelo interessante com as sequências digitais (como se o jogo fosse a priori algo de digital ou com "predisposição" digital)...

- na ideia de jogo não devemos perder de vista


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